domingo, 13 de junho de 2010

Nyctalus Lasiopterus

O Morcego-arboricola-gigante é um espécie que pelo seu tamanho nos impõe respeito e que nos enche a não, ao contrário de algumas outras espécies (e.g. Pipistrellus sp.) que nos conseguem escapar por entre os dedos.

Identificação:

O Nyctalus lasiopterus é o maior morcego Europeu, muito robusto com cabeça forte e orelhas amplas. Tem pêlo denso, relativamente longo e unicolor, sendo castanho-avermelhado no dorso e castanho-escuro no ventre. No machos os pêlos do pescoço, são particularmente longos, fazendo lembrar as jubas do leões eriçando-se quando agitados. As áreas desprovidas de pêlo são pretas ou castanhas, as asas são muito longas com pelos castanhos na parte inferior.

Espécies similares:

Pelo seu tamanho, em Portugal não existem espécies passíveis de serem confundidas com o Nyctalus lasiopterus.

Ecolocalização:

Acima dos 28ms, quase sempre com frequência constante e emissões baixas, entre os 14 e 23kHz. Em área abertas os chamamentos longos entre 17 e 20 kHz são claramente audíveis ao ouvido humano.

Distribuição:

Na Europa tem uma distribuição ampla mas muito fragmentada. Em Portugal a informação relativamente a esta espécie é bastante escassa, contudo é provável que ocorra em todo o território nacional mas com densidades baixas e bastante fragmentada.

Habitat:

O Morcego-arborícola-gigante é uma espécie florestal aparentemente associada a florestas de folhosas bem desenvolvidas, nas zonas montanhosas a sua preferência passa por espécies resinosas. Os jardins e parques com plátanos podem constituir também habitat para esta espécie. Os poucos abrigos conhecidos são em castanheiros, abetos e plátanos, podendo também ocuparem caixas-abrigos ou mesmo fendas em grandes minas.

Reprodução:

Em Espanha foram encontrados abrigos de criação com mais de 80 animais, constituído unicamente por fêmeas, em alguns países os abrigos de criação pode ser partilhado com os Nyctalus leisleri e noctula, durante o verão os machos encontram-se separados ou em pequenos grupos. As fêmeas ficam prenhes no inicio do Outono, ainda não é claro se ter gémeos é normal ou não nesta espécie. As crias nascem no início de Junho e pesam 9-10 gramas, os seus antebraços medem 26-27mm.

Alimentação:

A sua dieta alimentar baseia-se basicamente em grandes insectos, como traças, odonatas e escaravelhos que caça em zonas abertas. A presença de restos de aves nas fezes desta espécie foi confirmada muito recentemente na Itália, Espanha e Grécia.

Mobilidade:

Alguns indivíduos parecem realizar longas distâncias, a ausência de fêmeas no Verão na Grécia e a sua presença no Inverno, indica pelo menos migrações sazonais.

Medidas de conservação:

Preservação de florestas de montanha com elevada proporção de árvores adultas, assim como a preservação de sobreirais e árvores velhas em galerias ripícolas.

Dimensões:

Tem um comprimento de antebraço (FA) que varia entre 61,0- 70,0 mm e tem um peso de 35-53 g. Podendo atingir os 50 cm de envergadura.

Estatuto de conservação:

Esta espécie de acordo com o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal é classificada como “Informação insuficiente” (DD), não existindo até à data informação adequada para avaliar o risco de extinção, nomeadamente quanto à redução do tamanho da população e à tendência de declínio. Esta espécie encontra-se no Anexo BIV da Directiva Habitat, sendo de interesse comunitário, cuja conservação exige protecção rigorosa. Encontrado-se ainda incluída nos anexos II da Convenção de Berna e Bona.

Referências e Sites:

Dietz, C., O. V. Helversen & D. Nill (2009). Bats of Britain, Europe & Northwest Africa. A & C Black Publishers Ltd.

Dondini, G. & S. Vergari (2000). Carnirory in the greater noctule bat (Nyctalus lasiopterus) in Italy. J. Zool. 251: 233-236.

M. Uhrin, P. Kaˇnuch, P. Benda, E. Hapl, H.D.J. Verbeek, A. Kristín (2006). On the greater noctule (Nyctalus lasiopterus) in central Slovakia, Vespertilio 9 (10) 183–192.

Livro Vermelho de Portugal

1 comentário:

Anónimo disse...

Ola comprei em Setembro um apartamento num predio alto na zona da Charneca da Caparica e passado algum tempo deparei-me com um morcego em casa. A casa esteve desabitada nuitos anos e tem uma vista previlegiada sobre a mata da charneca, o morcego estava a viver nas condutas de ventilacao de uma das casas de banho pois foi ai qe encontrei fezes. Pela descricao pareceme ser sem muitas duvidas um morcego arboricola gigante. Para questoes ou fotos podem contactarme para srdso@hotmail.com

Enviar um comentário